4 perguntas que podem ajudá-lo a decidir se é hora de pedir demissão

6 perguntas que rendem decisões melhores
Fevereiro 15, 2019
5 maneiras de se tornar um líder coach inesquecível
Fevereiro 15, 2019

4 perguntas que podem ajudá-lo a decidir se é hora de pedir demissão

Uma das grandes decisões que alguém pode ter de tomar na vida é quando deixar um emprego que já não funciona mais. Caso você esteja em uma situação assim, veja estas quatro perguntas que podem ajudá-lo a decidir. Se responder “não” a pelo menos duas delas, talvez tenha mesmo chegado a hora de partir.

  1. Você quer estar neste emprego em seu próximo aniversário de contratação? O primeiro aniversário de um emprego é o momento em que as pessoas mais tendem a pedir demissão. Qual o segundo momento de maior probabilidade? O aniversário de dois anos. O terceiro? Adivinhe só. Se você anda apavorado com a ideia de estar no mesmo emprego no próximo aniversário de contratação, é melhor começar a procurar outro trabalho.
  2. Seu atual emprego é exigente, mas também lhe dá autonomia? Os trabalhos mais satisfatórios possuem ao menos uma característica em comum: nos estimulam a trabalhar com padrões elevados, mas de modo que possamos ter algum controle sobre o que fazemos. Empregos que sejam exigentes, mas não ofereçam autonomia, nos sobrecarregam em excesso. Os que oferecem autonomia, mas não são desafiadores, acabam por nos entediar. E os piores são aqueles que não têm nem uma coisa nem outra. Se seu emprego atual não oferece nem desafios nem autonomia, e se não há nada a fazer para melhorar a situação, pense seriamente em deixá-lo.
  3. Seu gestor possibilita que você faça seu melhor no trabalho? Seu chefe lhe dá apoio e assume responsabilidades, em vez de apenas culpar os outros? Estimula seus esforços e também deixa seu caminho livre para que você possa fazer o melhor? Tem senso de humor e não é ranzinza? Se falar “sim” três vezes, provavelmente você está em um bom lugar para trabalhar. Mas, se não for desse jeito, fique atento.
  4. Seu dia a dia de trabalho está alinhado com seus objetivos de longo prazo? Quando seus objetivos individuais estão alinhados com os da organização, você tende a ficar mais feliz e produtivo. Portanto, reserve um momento para listar seus dois ou três principais objetivos para os próximos cinco ou dez anos. Se o atual emprego puder ajudá-lo a alcançá-los, ótimo; se não, considere a possibilidade de terminar esse relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *